Foi em 1977, em uma mercearia de 200 metros quadrados localizada na Vila Morangueira, em Maringá, que surgiu a primeira loja dos Supermercados Cidade Canção. Fruto do espírito empreendedor de Manuel Marques Cardoso, a loja contou com os esforços dos três filhos: Carlos Tavares Cardoso (Membro do Conselho Administrativo e Diretor Presidente), Paulo Cardoso (Membro do Conselho Administrativo) e Ângela Maria Cardoso Camilo.
Cinco anos depois, em 1982, foi aberto o armazém São Francisco, pertencente à outra família, do italiano Valdir Nogaroli e seus quatro filhos: Jefferson Nogarolli (Presidente do Conselho Administrativo), Valdir Nogaroli Junior (Diretor de Compras Indiretas), Francisco José Nogarolli (Membro do Conselho Administrativo) e Jeane Nogarolli Guiotti. O prédio de 130 metros ficava no bairro das Palmeiras, também em Maringá.
Com dedicação e trabalho, as bandeiras Cidade Canção e São Francisco conquistaram o mercado de Maringá e região, tornando-se referências no setor supermercadista. Em 2010, a concorrência virou aliança e as bandeiras se fundiram, originando a Companhia Sulamericana de Distribuição (CSD). A parceria estratégica possibilitou a competição e a expansão dos negócios com outro nível de escala e de profundo conhecimento do mercado regional.
A fusão das duas marcas gerou interesse em investidores externos, e no mesmo ano a CSD dá outro importante passo em sua trajetória com a aquisição de 33% das ações da companhia pelo fundo inglês Actis, empresa com crescente portfólio de investimentos na Ásia, África e América Latina e US $ 12 bilhões em ativos sob gestão.
O plano de expansão da CSD teve sequência em 2014, com a aquisição da rede Amigão Supermercados, fundada em 2003, com sede na cidade de Lins/SP. Com a bandeira Amigão, a CSD passa, então, a atuar com força também no interior do estado de São Paulo.
Em 2018, a companhia deu mais um importante passo com a inauguração da sua quarta bandeira, o Stock Atacadista. Com o conceito de Atacarejo (mescla de Varejo e Atacado), a marca oferece aos seus clientes o melhor de cada formato, sempre com foco no preço baixo.
De pequeno negócio familiar a uma das maiores empresas supermercadistas do Brasil, a Companhia Sulamericana de Distribuição conta atualmente com 64 lojas em 30 cidades nos estados de Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A empresa pertence ao seleto grupo de maiores varejistas do setor no Brasil, ocupando a 17ª posição no Ranking ABRAS/SuperHiper 2020. Quando o critério é o número de lojas, a companhia está entre os dez maiores grupos do país.
A CSD passou de um faturamento de R$611 milhões para R$ 2,547 bilhões em 2019, crescimento fruto de sólidas negociações com parceiros e fornecedores, além do foco em gestão de pessoas, com um quadro que chega hoje a quase nove mil colaboradores.
A rede não é apenas referência no ramo supermercadista nas praças em que atua, mas simboliza também o pioneirismo, ousadia e principalmente a motivação em proporcionar experiências únicas para todos os seus clientes. E faz planos de continuar crescendo de forma acelerada, com previsão de inauguração de cinco novas lojas em 2020.